A Autodefensoria é composta por dois alunos Apaeanos: um representante do sexo masculino e outro feminino. Eleitos pelos seus companheiros, juntamente com os seus adjuntos, com acento e voz em todas as Assembléias e reuniões da Diretoria e com a presença assegurada em todos os eventos oficiais promovidos pela entidade. O Autodefensor tem a incumbência de defender os interesses das pessoas deficientes, sugerindo ações que aperfeiçoem o seu atendimento e participação em todos os seguimentos da sociedade. Como porta voz dos seus companheiros, sua participação pode fazer uma diferença positiva e ajudar os demais membros da Diretoria a desenvolver habilidades no tratamento da pessoa deficiente.
Notadamente, o movimento Apaeano vem se preocupando em despertar, dentro do grupo de alunos, lideranças que possam ajudar uns aos outros a assumir o controle de suas vidas e lutar contra a discriminação, promovendo à auto defesa dos seus direitos e de suas obrigações, assumindo suas responsabilidades. É expressar aquilo em que acreditam e é todo um aspecto de valorização da condição humana das pessoas deficientes.
A participação efetiva da pessoa deficiente e a sua convivência entre pessoas tidas normais é uma ascensão espiritual importantíssima, solidifica conceitos, traz à tona princípios de ética e de fraternidade humana.
Autodefensores: Leandro Ribeiro e Francisca Débora.