Esta Instituição tem sido muito importante para o processo de reconhecimento das potencialidades da pessoa com deficiência, pela sociedade forquilhense. Nossa equipe vem realizando grande esforço para manter uma estrutura de qualidade em três importantes áreas: saúde, educação e assistência social. Na saúde apresentamos um sistema de manutenção física, emocional e mental. Nessas ações, incluímos medidas preventivas de deficiências através de campanhas e parcerias com vários seguimentos sociais.
Acreditamos em nossos alunos, no potencial de aprendizagem e na certeza de estarmos garantindo as mesmas condições de educação ofertadas aos demais alunos da rede escolar, por isso criamos a APAE Educadora. Na assistência social a instituição desenvolve programas que visam a promoção e a melhor inserção das Pessoas Portadoras de Deficiências (PPDs) e suas famílias, na vida produtiva, social e política. A APAE promove e articula projetos que buscam a melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência e à construção de uma sociedade mais integrada, justa e solidária.
Possuímos uma equipe de técnicos, dentro do espírito de avanço do serviço executado e da parceria. Mas o ponto principal de atuação da APAE está no apoio que a comunidade presta aos projetos em andamento. Visto que o incentivo governamental, não resolve na totalidade o andamento efetivo dos serviços oferecidos.
Maria José Albuquerque Loiola Fundadora da APAE – Forquilha Mãe de Kananda Maria Albuquerque Loiola